Formação de Analistas de Requisitos


Curso de Formação de Analistas de Requisitos / 60h

Apresentação e Objetivos

O objetivo deste curso é formar e desenvolver profissionais com as habilidades exigidas pelo mercado para um especialista em levantamento, documentação, negociação e validação, além do gerenciamento de requisitos de usuário, requisitos de negócio, requisitos funcionais e não funcionais.

Conteúdo

Para uma formação consistente de profissionais na área de engenharia de requisitos, usamos modelos levando em consideração os fatores cognitivos de aprendizados para correta fixação do conhecimento e das técnicas para aplicação prática dos mesmos logo após a conclusão do curso. Para maior eficácia e separação dos assuntos de maneira gradativa onde o aprendizado vai aumentando a medida que o curso vai se desenvolvendo, estruturamos a grade curricular em oito disciplinas com focos distintos e níveis de aprendizagem distintos. As disciplinas são:

  1. Introdução aos princípios e conceitos da engenharia de requisitos
  2. Modelagem de negócios usando a notação BPMN
  3. O processo unificado na engenharia de software com ênfase em requisitos
  4. Técnicas e práticas de elicitação de requisitos
  5. Documentação de requisitos usando linguagem natural e modelos conceituais
  6. O processo de teste de software com foco em requisitos
  7. Boas práticas de comunicação e o processo de negociação na engenharia de requisitos
  8. Gerenciamento de projetos com foco em requisitos

Público Alvo

Este curso é indicador para profissionais envolvidos em projetos de TI tais como: Analistas (Negócio, Requisitos, Qualidade, Sistemas, Testes, Desenvolvedores), gestores, coordenadores, líderes, clientes, fornecedores de software, ou para os que desejam ingressar na área, que desejam desenvolver ou melhorar suas habilidades de:

  • Identificar, entender e expressar as necessidades das áreas de negócios da organização.
  • Suportar as áreas de negócio e técnicas envolvidas.
  • Gerenciar as mudanças e entregas das necessidades.

Diferenciais

Entre os diversos diferenciais do curso, destacamos:

  • Conteúdo do curso é preparado pela GS IT Brasil, baseado na experiência prática de vários projetos, de várias complexidades.
  • Linguagem do curso mais próxima da realidade da área de TI.
  • Material didático é totalmente em português.
  • Curso com exercícios práticos de técnicas, os quais o treinando pode utilizar facilmente em seu dia-a-dia.
  • O curso ensina por que fazer, quando fazer, o que fazer, como fazer e como provar que vale a pena.
  • Abrange todas as áreas de conhecimento necessárias para execução da prova de cerificação (IREB).

Pré-Requisitos aos Candidatos

É recomendável que o participante tenha alguma experiência na área de Tecnologia da Informação, especificamente com o processo de desenvolvimento de software. Conhecimento básico de programação é desejável.

Material Didático

O participante receberá apostila impressa com conjunto de exercícios e o syllabus (corpo de conhecimento para a certificação) acrescido de comentários explicativos e um CD com diversos templates para serem usados no dia-a-dia.

Benefícios Diretos

Atingir as expectativas dos clientes. Atender aos cronogramas de projeto. Fornecer visibilidade do andamento do projeto a todos os envolvidos. Obter o envolvimento de todos os envolvidos dos projetos. Engajar as equipes de desenvolvimento e testes o mais cedo possível.

Benefícios Indiretos

Aprimorar os conhecimentos em diversas áreas de negócio. Capacidade de tomada de decisão sobre como conduzir a fase de requisitos do projeto. Identificar falhas nos processos de TI que impactem na implementação das soluções. Desenvolver a habilidade de atuar em vários projetos de áreas de negócio diferentes sem abandonar a qualidade dos artefatos entregáveis.

Os comentários estão encerrados.