Estimativa de Software


Não é um desafio simples gerenciar os custos de entrega de software e maximizar o retorno de investimento no atual ambiente de negócios em mudanças constantes e altamente competitivo. As atividades de dimensionamento e estimativas impactam toda a organização e abrangem um conjunto de fatores que nem sempre são visíveis a primeira vista:

  • Reserva de orçamento em antecipação a estimativas mal feitas.
  • Subestimativas de custos futuros com manutenção.
  • Não quantificação do valor e benefícios da TI para o negócio.
  • Desafios no gerenciamento de projetos em decorrência de estimativas ruins.
  • Necessidade de medir a produtividade.

“Os custos das iniciativas da TI tipicamente excedem as estimativas originais numa média de 100 por cento”. Conclui o Standish Report Survey:

  • 52,7% não saem como o esperado, o que significa que são concluídos, porém, com ocorrências de atrasos no prazo de entrega e custos extras resultando em menos características do que originalmente especificado.
  • 31,1% dos projetos são cancelados ainda no ciclo de desenvolvimento
  • Os atrasos médios nos cronogramas para projetos cancelados e aqueles cujo andamento é diferente do planejado foi de 222% em relação ás estimativas de prazo originais

Mesmo que a equipe de execução do projeto esteja preparada para aplicar qualquer método conhecido ou caseiro, sempre haverá um dilema: “Qual dos métodos aplicáveis de estimativas é o certo?” Nas organizações típicas que fornecem serviços de software, é bastante comum que suportem e entreguem uma grande variedade de serviços para seus clientes, incluindo:

  • Desenvolvimento de aplicativos.
  • Suporte a produção e serviços de manutenção.
  • Implantação em produção e serviços de suporte.
  • Serviços de testes e validação.
  • Serviços de gerenciamento de infraestrutura.
  • Serviços de integração de sistemas.
  • Serviços de engenharia (baseados em TI).
  • Entre outros.

Cada variedade de projeto envolve um processo de entrega único. Como tal, dimensionar cada variedade de projeto também requer métodos customizáveis de medição.

Como a GS IT pode Ajudar

A GS IT acredita no fornecimento de uma solução total de estimativas para seus clientes. Normalmente isso não seria suficiente se os gerentes de projetos fossem simplesmente “treinados” em métodos de estimativas. Uma oferta de solução em excelência “end-to-end” fornece uma solução holística para todas as necessidades relacionadas com estimativas da ideia a colocação em produção, da encubação até a realização.

As iniciativas chave que a GS IT oferece são:

  • Acompanhar os gerentes de TI durante exercícios trial de estimativas.
  • Auxiliar a área de TI para identificar e entregar métodos de estimativas com sucesso em toda organização cliente.
  • Organizar treinamentos de métodos de estimativas em toda a organização.
  • Revisões periódicas com o fornecimento de sugestões valorosas no refinamento da implementação do processo de estimativa.
  • Ajudar a definir uma linha base de métricas de estimativas inicial.
  • Ajudar a desenvolver métodos de estimativas customizados para área de execução de projetos que não são suportados por métodos populares de estimativas.
  • Fornecer um suporte off-line para resolver questões/preocupações relacionadas a estimativas. E finalmente, uma vez que a organização cliente desenvolveu completamente seu processo de estimativa, ajudar a área de TI a configurar seu próprio “Centro de Excelência de Estimativas” através do qual o cliente pode ser autossuficiente no refinamento contínuo do processo de estimativa bem como assumir qualquer desafio futuro na frente de estimativas.

Uma iniciativa de dimensionamento e estimativas fornece uma visão holística de tamanhos e custos associados de projetos e programas em todas as fronteiras do negócio. Empresas que implementam iniciativas de estimativas e dimensionamento verão ao longo do tempo:

  • Redução de custo.
  • Maior previsibilidade e credibilidade aumentando assim a satisfação dos clientes.
  • Uma base sólida para a definição de um quadro eficaz de métricas.
  • Um quadro eficaz para negociação de contratos com clientes e fornecedores.
  • Melhor gerenciamento de fornecedores.
  • Projetos terceirizados com significantes reduções de custos devido a negociações baseadas em fatos decorrentes de métodos consistentes de dimensionamento.
  • Redução de riscos do aumento dos custos de desenvolvimento, entregas atrasadas e requisitos e/ou funcionalidades faltando.

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