Teste com mais inteligência, não com mais testes: Conceito de Shift-Right Test com análise de impacto

Postado em 28 de agosto de 2019, em AgileAPI TestingUnit Testing

Blog Graphics-10

Escrito por Mark Lambert

A análise de impacto dos testes foca na realização dos testes especificamente nas mudanças feitas durante cada iteração e em testar exatamente o que precisa ser testado e automatizado. As equipes que usam essa tecnologia podem otimizar seus esforços de testes em desenvolvimento com feedback instantâneo sobre o que precisa ser feito.

Confirmado com frequência pelas pesquisas e relatórios do setor, o teste de software ainda é um gargalo mesmo após a implementação de processos modernos de desenvolvimento como Ágil, DevOps e Continuous Integration/Deployment. Em alguns casos as equipes de testes não estão testando o suficiente e precisam lidar com bugs e vulnerabilidades de segurança nos maiores estágios do ciclo de desenvolvimento, o que cria uma falsa suposição que esses novos processos não cumprem suas promessas. Uma solução para certas classes de problemas é adotar o conceito de shift-right nos testes, os quais focam na monitoração da aplicação no ambiente de produção, porém, isso requer uma infraestrutura sólida para reverter as novas mudanças se um defeito crítico aparecer.

Como resultado, as organizações ainda estão perdendo os prazos, e a qualidade e a segurança ainda sofrem as consequências. Mas há uma forma melhor! Para testar de forma mais inteligente, as organizações estão usando uma tecnologia chamada análise de impacto de teste para entender exatamente o que testar. Esta abordagem orientada a dados suporta tanto os testes no modo shift-left quando no shift-right.

O Ágil e DevOps e o Gargalo do Teste

Testar em qualquer processo iterativo é um compromisso de quanto teste pode ser feito em um ciclo limitado de tempo. Ao invés disso, um conjunto limitado de teste é executado, e exatamente o que testar está baseado nas melhores premissas e expectativas. Os testes são novamente carregados no ciclo uma vez que geralmente não há novas features completas suficientes para testar. O gráfico de esforço versus o tempo resultante termina como um dente de uma serra conforme mostrado abaixo na figura 1. Em cada ciclo, somente um conjunto de testes é executado até o ciclo final onde um teste de regressão completo é realizado.

Agile processes result in a "saw tooth" of testing activity. Only the full regression cycle is able to do a "complete" test.

Figura 1:  Processos Ágeis resultam em um “dente de serra” das atuvudades de teste. Somente um ciclo de regressão completo é capaz de fazer um teste “completo”

Infelizmente nenhum projeto alcança o ciclo final com zero bug e zero vulnerabilidade de segurança. Encontrar defeitos nestes estágios causa atrasos, pois os bugs são resolvidos e retestados. E mesmo com esses atrasos e tudo mais, muitos bugs ainda acabam chegando no produto entregue como ilustrado abaixo.

Integration and full regression testing is never error-free. Late stage defects cause schedule and cost overruns.

Figure 2: Teste de integração e testes de regressão completa nunca são livres de defeitos. Defeitos nos últimos estágios causam estouros de custo e de prazo.

Essa situação resultou na adoção de o que foi denominado de “shift-right testing” no qual as organizações continuam testando suas aplicações nas fases de implantação. A intenção do shift-right testing é aumentar e estender os esforços dos testes com testes mais adequados na fase de implantação tal como monitoração de APIs, alternando features em produção e obtendo um feedback das operações na vida real.

E nesse artigo você ainda verá:

  • O que é o Shift-Right Test?
  • Testar de forma mais inteligente, não com mais testes através do foco nos seus testes
  • Análise de impacto do teste

Para ver esse artigo na íntegra em inglês e acompanhar todas as dicas. Clique aqui ou preencha os dados abaixo para receber mais informações sobre a Parasoft.

    Contato

    Informe seus dados e deixe uma mensagem para que possamos direciona-lo(a) para um de nossos consultores.

    Primeiro Nome:

    Sobrenome:*

    Celular:

    E_mail:

    Descreva um resumo da sua dúvida ou sugestão:

    Adicionar aos favoritos o Link permanente.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    treze + 20 =